Atlético-MG oficializa volta de Cuca e encerra busca por técnico

Semanas depois de demitir Gabriel Milito, o Atlético-MG encerrou definitivamente a busca por um técnico para 2025. A diretoria alvinegra confirmou neste domingo (29) a contratação de Cuca, que assinou contrato e vai iniciar o trabalho em janeiro, durante a pré-temporada.

O nome de Cuca surgiu com força nos últimos dias. O Galo chegou a ter um acordo com o português Luis Castro, mas as negociações não evoluíram como esperado. Outros técnicos foram sondados, mas ganhou a preferência aquele que mais conhece o clube.

Essa será a quarta passagem de Cuca pelo Atlético-MG. A primeira foi a mais longa: entre 2011 e 2013, o técnico montou um time marcante, que foi bicampeão mineiro e venceu a única CONMEBOL Libertadores da história do clube, com estrelas como Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Bernard no elenco.

Cuca saiu após a eliminação na semifinal do Mundial de Clubes de 2013 e só foi retornar no começo de 2021 para mais uma época de glórias. Pelas suas mãos, o Atlético-MG conquistou o estadual, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil na mesma temporada.

O técnico entregou o cargo ao fim do ano e retornou em julho de 2022, só que desta vez para uma passagem sem nenhum título. Ao todo, Cuca dirigiu o Atlético-MG em 244 jogos, com 134 vitórias, 55 empates e 55 derrotas, um aproveitamento de 62,4%.

Além dos trabalhos marcantes no Galo, Cuca dirigiu praticamente todos os chamados grandes clubes do país. Dos 12 principais times brasileiros, o técnico passou pelos quatro de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), por três do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo e Fluminense), pelos dois de Minas Gerais (Atlético e Cruzeiro) e um do Rio Grande do Sul (Grêmio).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *