‘A Substância’ traz Demi Moore em terror contemporâneo

Em meio a este caos controlado, Demi Moore ressurge sob os holofotes no que possivelmente é a melhor interpretação de sua carreira. Em um naco dos anos 1990, mais precisamente entre “Ghost” e “Striptease”, ela foi uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood, à frente de sucessos como “Questão de Honra”, “Proposta Indecente” e “Assédio Sexual”.

O público, volátil, repentinamente parou de prestar atenção em Demi no cinema, mesmo que sua vida jamais tenha saído das manchetes. Essa percepção ajuda a entender sua escolha para interpretar Elisabeth Sparkle, estrela do cinema que coleciona prêmios e prestígio, mas que é colocada de lado por uma indústria desavergonhadamente voraz.

Demi Moore briga com sua imagem em 'A Substância'
Demi Moore briga com sua imagem em ‘A Substância’ Imagem: Imagem

Quando “A Substância” começa, Elisabeth já se reinventou como musa fitness, à frente de um programa de TV que emula os vídeos de ginástica produzidos por Jane Fonda no começo dos anos 1980. Seu momento de glória, no entanto, claramente ficou para trás, e sua autoestima desmorona quando ela é dispensada sem cerimônias por um executivo de TV nojentão (papel de Dennis Quaid) que deixa claro que sua idade é o fator principal.

A ironia desse preâmbulo é posicionar Demi Moore, estonteante como nunca aos 61 anos, como vítima da mesma artilharia da “imagem perfeita” que atinge a qualquer pessoa que recorre a um filtro de imagem em redes sociais. Se Demi torce o nariz para seu reflexo no espelho e também sucumbe à percepção de terceiros, o resto da humanidade não tem a menor chance.

É perfeitamente plausível, portanto, que Elisabeth ouça a sugestão de um desconhecido e experimente uma nova droga que “liberta a melhor versão de si mesmo”. Na prática, é um mote realista. Demi topa se submeter aos procedimentos – tudo intuitivo, feito de forma solitária no banheiro de sua casa – e, como uma célula em mitose, vê Margaret Qualley literalmente brotar de seu corpo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *