Alcaraz vira contra Sinner em jogaço, é campeão em Pequim e vence 10º duelo da rivalidade

Com mais um show de tênis, Carlos Alcaraz é o grande campeão do ATP 500 de Pequim! O tenista espanhol venceu seu grande rival Jannik Sinner na final em um jogaço de quase de três horas e meia. O número 3 do mundo derrotou o italiano, líder do ranking da ATP, por 2 sets a 1, parciais de 6/7, 6/4 e 7/6.

A vitória na capital da China representa mais do que um título para o espanhol, o 4º nesta temporada. O triunfo contra o nº 1 do planeta também amplia sua vantagem no retrospecto contra o italiano. Agora, são 6 vitórias para Carlitos em 10 encontros no circuito da ATP.

Essa foi apenas a 2ª vez que Sinner e Alcaraz, os principais nomes da nova geração, se enfrentaram em uma decisão. A primeira foi em 2022 na final do ATP 250 de Umag, na Croácia, vencida pelo italiano de 23 anos. Em quadras duras, o espanhol de 20 anos também leva vantagem, com 5 vitórias contra duas de Jannik.

A decisão começou com Carlos Alcaraz mais solto, confirmando seu serviço e chegando a ter três break points no 1º game de saque de Jannik Sinner. O italiano até conseguiu confirmar nesse momento, mas depois o espanhol quebrou o rival e abriu 4 a 1 na parcial.

O 1º set parecia que terminaria com o Alcaraz, que chegou a sacar no 5 a 3, mas Sinner reagiu, devolveu a quebra e equilibrou o jogo, que se tornou um jogaço. O número um do mundo chegou a salvar um set point quando sacava no 5 a 6 e conseguiu levar a parcial para o tie-break.

No desempate, os dois tenistas alternaram quebras até Alcaraz abrir 6 a 4. Então, Sinner precisou salvar mais dois set points e conseguiu vencer o 1º set com 8 a 6 no tie-break, após quase uma hora e quinze minutos de jogo.

No 2º set, o equilíbrio prevaleceu, e os dois tenistas melhoraram seus serviços. A primeira oportunidade de quebra apareceu apenas no 7º game da parcial, quando Alcaraz teve duas chances, mas Sinner se segurou bem e confirmou, fazendo 4 a 3.

Então, no oitavo game, Alcaraz demonstrou uma resiliência inacreditável. O espanhol teve muita dificuldade para confirmar o serviço e jogou demais para salvar dois break points. Depois de oito 40 iguais, Carlitos finalmente fechou o game ‘eterno’ e comemorou muito.

Após esse momento crucial, Sinner sentiu um pouco o bom momento do rival e “oscilou”. Alcaraz não desperdiçou a chance, quebrou o italiano e, logo na sequência, fechou o 2º set com 6 a 4, mas precisou demonstrar um nível altíssimo de tênis. A parcial durou 58 minutos, muito em função do 8º game, vencido com muito sofrimento pelo espanhol.

No 3º set, Sinner voltou para o jogo, mas ainda estava abaixo de Alcaraz, que saltou a frente logo no 3º game. No entanto, no 8º game, foi a vez do espanhol vacilar, e o italiano aproveitou para devolver a quebra e empatar a partida. 4 a 4.

Então, a decisão ganhou tons dramáticos, e o número um do mundo chegou a precisar salvar um break point no 5 a 5 em mais um game ‘eterno’. Sinner e Alcaraz levaram a partida para mais um tie-break, ultrapassando as três horas de duelo.

No desempate decisivo, o número um do mundo saltou na frente com um mini-break e abriu 3 a 0. No entanto, Alcaraz reagiu mais uma vez e não cedeu mais nenhum ponto sequer até fechar o tie-break com 7 a 3.

Agora, os tenistas seguem na China para a disputa do Masters 1000 de Xangai, que tem transmissão no Disney+. Os cabeças-de-chave ganham um bye (descanso) na primeira rodada e devem estrear apenas a partir de sexta-feira (04).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *