Novidade na lista de Dorival Jr. para os próximos compromissos da seleção brasileira nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, Igor Jesus poderia ter saído do Botafogo sem sequer fazer sua estreia no clube.
O Glorioso recebeu uma oferta de 10 milhões de euros, cerca de R$ 60 milhões, pelo atacante antes mesmo de ele ser apresentado. Na época, John Textor, dono da SAF Alvinegra, foi o responsável por rechaçar tal negociação, já que a própria diretoria do time carioca previa que Igor poderia ser convocado.
Em entrevista ao Botafogo Podcast, na Botafogo TV, no YouTube, Alessandro Brito, head de scout do clube, contou os bastidores da chegada do jogador.
“O contrato dele era válido a partir do dia 1º de julho. Dia 30 de junho, chegou uma proposta de 10 milhões de euros. Sem ele jogar no Botafogo, a gente já poderia ter recebido 10 milhões de euros. Daí tivemos que ir ao John. Ele perguntou o que achávamos e falamos: ‘É um jogador promissor, na nossa análise pode chegar até à seleção brasileira’. [Resposta:] ‘Até a Seleção Brasileira?! Não, não vamos vender, ele tem que jogar no Botafogo’. Poderíamos lucrar com ele sem ele vestir a camisa”, disse.
Igor Jesus chegou ao Botafogo de maneira gratuita após o encerramento do contrato com o Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes. E o atacante era acompanhado de perto há muito tempo por Alessandro Brito.
“A gente conhece ele desde os 14, 15 anos, da época do Coritiba, já chamava a atenção. É um desejo que tive quando eu estava no Internacional, no Atlético-MG, sempre tentei ele. Teve essa brecha do pré-contrato. Eu e Deive [Bandeira, diretor de negociação de jogadores da Eagle] tínhamos uma relação próxima com o agente dele, o próprio Igor nos conhecia, se tornou fácil de ele acreditar no projeto.”
Igor Jesus mostrou em pouco tempo que o Botafogo fez certo em não negociá-lo. Em 17 jogos, o camisa 99 anotou seis gols, além de ter dado uma assistência. Tal desempenho despertou a atenção de Dorival Jr, que o convocou pela primeira vez para a seleção.
“Nós já tivemos a oportunidade de enfrentá-lo [Igor Jesus] alguns anos atrás, justamente nesse mesmo momento em que eu estava no Athletico e ele chamava muito a atenção atuando pelo Coritiba. É um jogador muito interessante, que saiu muito rápido do país, assim como o (os laterais) Abner e Vanderson”, citou.
“Nesse retorno (ao Brasil), todos estão vendo as qualidades e capacidade de um jogador que nem ele. Nesse momento, perdemos Richarlison, João Pedro, Pedro, todos jogadores da mesma função, e que necessariamente nos fizeram ampliar um pouco o leque de observações, e chegamos ao Igor, que vem se destacando, fazendo um ótimo Brasileiro, e sendo um dos destaques da equipe líder da competição”, completou.
Nas Datas Fifa de outubro, o Brasil vai enfrentar o Chile, em Santiago, e o Peru, no Mané Garrincha, em Brasília. A primeira partida será no dia 10, às 21h (de Brasília), enquanto o segundo jogo acontece no dia 15, às 21h45 (de Brasília).
Antes disso, o Botafogo de Igor Jesus encara o Grêmio neste sábado, às 21h, pelo Campeonato Brasileiro.