Como Palmeiras e São Paulo viraram assunto em coletiva de Bielsa

Como Palmeiras e São Paulo viraram assunto em coletiva de Bielsa

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (5), prévia ao jogo contra o Brasil, pelas quartas da Copa América, o técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, realizou uma ação raríssima em suas aparições: olhou para um jornalista que lhe fazia uma pergunta.

Isso aconteceu no último questionamento da entrevista, em que um jornalista brasileiro começou a fazer um questionamento sobre a ocasião em que ele enfrentou com o Newell’s Old Boys o lendário São Paulo de Telê Santana na final da CONMEBOL Libertadores de 1992.

Ao ouvir a pergunta, o treinador argentino, que sempre fica olhando para baixo durante as coletivas, sem encarar nenhum repórter, imediatamente levantou o rosto e arregalou os olhos, tocado por uma memória de mais de três décadas.

Em seguida, ele iniciou um longo desabafo, que envolveu clubes brasileiros como São Paulo e Palmeiras e também todo o futebol sul-americano em geral.

Na resposta, o comandante da Celeste reclamou de como os times europeus se tornaram predadores de atletas na América do Sul, devido ao poderio financeiro. Veja os principais trechos da fala:

(São Paulo x Newell’s, em 1992) Isso sim era outro futebol (risos)… Veja que interessante: se você relembrar a escalação do São Paulo, que tinha um treinador monumental, é uma formação de vários jogadores da seleção brasileira ainda jogando no futebol local. Então, pense no que aconteceu ao pobre futebol sul-americano…

Eu tenho a memória ruim, mas você lembrará que aí jogavam Raí, Antônio Carlos, Ronaldão, Cafu, Pintado, Muller… Eram todos jogadores europeus. Só que, antes de irem para a Europa, a maior parte jogou duas finais de Libertadores (pelo São Paulo).

Então, imagine o que aconteceu com o futebol. O futebol é uma propriedade popular. Essencialmente, os pobres têm poucas capacidades de terem acesso á felicidade, porque não possuem dinheiro para ‘comprar’ felicidade. O futebol é gratuito e de origem popular.

Então, o futebol agora é algo que os mais pobres já não têm mais, porque, aos 17 anos, já vendem o Endrick, já vendem o outro garoto do Palmeiras [Estêvão, que vai para o Chelsea]…

Que lástima que eu tenha que dizer hoje algo que só vai me trazer críticas…


Ainda nesta sexta, Bielsa comanda o útlimo treino da Celeste em Las Vegas, definindo a escalação para enfrentar o Brasil.

O clássico contra a seleção canarinho será no sábado (6), às 22h (de Brasília), no Allegiant Stadium, valendo uma vaga na semifinal.

Quem passar encara o vencedor do confronto entre Colômbia e Panamá, que jogam também no sábado, mas às 19h (de Brasília), em Phoenix.

Próximos jogos do Uruguai

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *