Eleições 2024: Veja memes do debate pós-cadeirada em SP – 17/09/2024 – #Hashtag

Após a cadeirada que marcou o debate de domingo (15) na TV Cultura, a expectativa estava alta nas redes sociais para o encontro entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo no debate promovido pela RedeTV! e pelo UOL nesta terça (17).

Para além de José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB), que se reencontram num estúdio cujas cadeiras foram parafusadas, estavam presentes Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).

“Liguei no debate esperando barraco”, escreveu um usuário no Bluesky.

Quem esperava pela briga, foi recompensado mesmo antes do primeiro bloco. Seja com a entrada de Marçal, “fazendo o M” com o braço enfaixado e se recusando a beber a água oferecida pela emissora, seja com os xingamentos entre os candidatos, que trocaram provocações e ofensas logo de partida, o clima inicial era de baixaria.

Em determinado momento, Marçal chegou inclusive a gritar: “Você vai preso por tocar na merenda das crianças!”

Nesse clima bélico, os memes bradam: “Escolha o seu combatente”.

Ainda que xingamentos e acusações tenham marcado a tônica de muitas das perguntas, réplicas e tréplicas, houve espaço, ao longo do debate, para que candidatos debatessem propostas com mais assertividade. Nesse momento, mesmo postulantes que pouco se destacaram durante a campanha puderam expor seus pontos de vista.

Outro momento de destaque foi a indagação de Marina Helena (Novo) a Tabata Amaral (PSB). A primeira afirmou, sem evidências, de que Tabata viajava de jatinho com recursos públicos para visitar o namorado, o prefeito do Recife João Campos. Abaixo, veja a resposta da candidata.

Igor Gielow, repórter especial da Folha, fez a seguinte análise do tom do resto do debate: “Quando a baixaria explícita é deixada de lado, como neste segundo bloco do debate da RedeTV!/UOL, os candidatos acabam por demonstrar certa pasteurização moldada por décadas de poder do marketing político”.

Ainda assim, fica a pergunta: será esse o novo normal?


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *