Estêvão e Pedro na seleção? Dorival responde e faz alerta sobre Neymar

Estêvão e Pedro na seleção? Dorival responde e faz alerta sobre Neymar

Dorival Júnior falou à ESPN pela primeira vez após a eliminação da seleção brasileira logo nas quartas de final da Copa América. O técnico, que disputou sua primeira competição oficial à frente da equipe nacional, respondeu sobre ausências de dois destaques do futebol brasileiro no elenco que viajou aos Estados Unidos: Pedro, do Flamengo, e Estêvão, do Palmeiras.

“Pedro e Estêvão já vinham sido avaliados, não é de hoje”, garantiu o treinador.

“A convocação depende muito do momento. No período de convocação o Estevão ainda não era titular do Palmeiras, vinha em processo inicial. Todo cuidado é pouco. Temos que ir evoluindo, observando muito. Estamos tentando ser criteriosos ao extremo para fazermos a melhor convocação possível sempre”.

“A seleção está começando a caminhar por esse lado. Torcedor às vezes demora a entender o processo, principalmente com uma eliminação, mas nosso objetivo não está aqui, e sim lá na frente”.

A seleção volta a jogar em 5 de setembro, contra o Equador, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Atualmente, o time verde e amarelo ocupa o 6º lugar das Eliminatórias da Conmebol, com apenas 7 pontos conquistados nas seis partidas disputadas.

Para o treinador, a evolução até o Mundial precisa ser o principal objetivo para o Brasil.

“Abordei com o presidente da CBF que a Copa América seria muito complicada pelo momento que vivemos, pela forma como as seleções estão. Não quer dizer que não poderíamos ter apresentado um melhor futebol, concordo, mas um fato interessante: quando chegamos nos Estados Unidos as abordagens eram que a seleção fazia muitos gols, mas também tomava; e aqui, a seleção tomou poucos gols, mas outros erros aconteceram e temos que corrigir”.

“Foi uma pena esse corte prematuro, mas fico muito feliz com tudo que esteja acontecendo. Aceitação do time, entrega, comprometimento, disciplina. Tudo isso é o início de um momento que será importante”.

A seleção brasileira conta com o retorno do atacante Neymar nos próximos meses, um reforço de peso para as partidas das eliminatórias da Copa do Mundo 2026.

No entanto, a ESPN apurou que a situação será conduzida com calma. De acordo com várias fontes ouvidas pela reportagem, a comissão técnica do Brasil inicialmente não conta com o astro do Al Hilal para a Data Fifa de setembro.

“Neymar é acima da média, todos sabem disso e é natural que será um jogador importante”, disse Dorival, evitando cravar um prazo para que o craque retorne às convocações.

“Não quero determinar um tempo, nem tenho competência para isso, mas está sendo muito bem acompanhado, está em processo de evolução. Acho que foi uma lesão muito delicada, não foi tão simples como pensam. Ele tem que ter todo o cuidado possível, e na minha opinião não precipitar em nenhum momento esse retorno. Caso tenha que esperar um pouco mais esse trabalho de fortalecimento, eu o faria, depois de ter esperado todos esses meses, acho que mais um ou dois não serão prejuízos. É uma precaução muito importante”.

Os próximos dois compromissos do time canarinho serão contra Equador, fora, e Paraguai, em casa, nos dias 5 e 10 de setembro, respectivamente.

Os dois duelos são importantíssimos, já que os equatorianos estão logo acima do Brasil na tabela, enquanto os paraguaios aparecem uma posição abaixo. Ainda assim, a tendência é que Neymar não seja listado.

O planejamento visa ter o astro a partir de outubro, nas partidas contra o Chile, fora de casa, e contra o atual lanterna Peru, em solo brasileiro.

Vale lembrar que Ney não joga desde 17 de outubro do ano passado, quando rompeu os ligamentos do joelho durante partida contra o Uruguai, em Montevidéu, pelas eliminatórias da Copa de 2026.

Desde então, ele vem em processo de recuperação física, ainda sem uma data certa para voltar a jogar pelo Al Hilal.

Próximos jogos do Brasil:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *