Você adora basquete, acompanha a NBA, torce pelo seu time favorito e não conseguia acreditar nas jogadas que Victor Wembanyama já fez como novato na última temporada no San Antonio Spurs… E, ainda assim, nunca jogou o fantasy da ESPN?!
Se essa descrição é parecida com você, esta é a temporada perfeita para tentar – há muitas coisas interessantes acontecendo na liga, com Anthony Edwards e Shai Gilgeous-Alexander em ascensão; Nikola Jokic, Joel Embiid, Giannis Antetokounmpo e Luka Doncic ainda como principais candidatos a MVP; LeBron James e Kevin Durant ainda em alta… Nunca houve um momento melhor para entrar no fantasy.
Imagine ter Stephen Curry em sua equipe quando ele começa a pegar fogo em bolas de três pontos e te leva à vitória. Ou como é ter Paolo Banchero em sua equipe quando ele empilhar estatísticas e levar seu jogo a outro nível. Serão momentos memoráveis quando você for um general manager de fantasy!
Acredite: uma noite épica de pontuação do Jayson Tatum, outro show de Tyrese Haliburton, um esforço monstruoso de Anthony Davis… São coisas que jogadores de fantasy não esqueçam quando têm esses nomes em suas equipes de fantasy. É difícil não se divertir!
E, se você não for um especialista, não se preocupe – temos tudo o que você precisa saber sobre como entrar em uma liga e formar um time vencedor. Mesmo que seja totalmente iniciante, você terá as ferramentas para experimentar a alegria do fantasy de basquete como milhões de pessoas fazem todos os anos.
Importante: a página do fantasy da NBA está no ESPN.com, e não no ESPN.com.br. Portanto, não há tradução para o português. Os termos principais estarão todos em inglês, mas não se preocupe: não será tão difícil de entender…
Como montar uma liga de fantasy da NBA?
Cada liga de fantasy de basquete é diferente. Embora existam regras e configurações básicas que se aplicam a todas (você aprenderá sobre elas abaixo), cada liga assume sua própria identidade com base em configurações como tamanho do elenco, lugares reservados para lesionados, categorias de estatísticas e outras especificidades.
Recomendamos que você participe ou inicie uma liga que se adeque ao que você está procurando. Se quiser ser mais casual e definir suas escalações uma vez por semana, encontre uma liga que use mudanças semanais de escalação. Se você for um pouco mais exigente com tudo isso e quiser adicionar e remover jogadores e criar novas escalações diariamente, esse é o tipo de liga em que você deve entrar.
O ponto principal é fazer o que é divertido para você. Encontre uma liga que o mantenha sintonizado para assistir aos seus jogadores todas as noites. É por isso que montamos o guia abaixo, para lhe dar uma visão geral de como começar, como se preparar para o draft e como jogar durante a temporada.
Agora é hora de você se inscrever e participar da diversão!
Como começar a jogar o fantasy da NBA?
Basta ter uma conta de cadastro no stie da ESPN que você estará habilitado para começar a jogar aqui.
Se você recebeu o convite de um amigo para uma liga específica, seja via e-mail ou qualquer rede social, basta clicar nesse link de convite que você se juntará à liga; se você mesmo quer iniciar uma liga, há um botão laranja escrito “CREATE LEAGUE”, no qual você poderá escolher todas as configurações para sua liga (e depois você distribuirá esses links de convite); e, se você não conhece pessoas suficientes para uma liga própria ou se você quer se desafiar contra outras pessoas, basta clicar em “GET A TEAM”, criar sua equipe (com nome, etc…) e depois buscar uma liga pública que te agrade.
Se você criou sua própria liga, precisará certificar-se de que todas as regras e configurações da sua liga – inclusive o tamanho do elenco, a pontuação, as programações da temporada regular e dos playoffs – estejam de acordo com suas preferências. Você pode quase literalmente personalizar tudo: nome da liga, número de times participantes, o tipo de pontuação que será usado… Há um detalhamento completo sobre isso, em inglês, aqui.
Estou inscrito no fantasy da NBA, e agora?
É hora de saber mais sobre as páginas da liga e do seu time, para que você saiba onde tudo está. Há um tour detalhado, também em inglês, aqui.
Isso pode parecer incrivelmente básico, mas até mesmo jogadores veteranos de fantasy de basquete costumam presumir que sabem as regras da liga, mesmo quando não sabem. O resultado de ignorar uma regra pode custar caro, portanto, certifique-se de conhecer as regras antes do draft.
Vá para a página da sua liga de fantasy de basquete, clique em Liga e depois em Configurações. Aqui, você poderá encontrar todas as regras que estão em vigor para a sua liga nesta temporada. Isso inclui a formação do elenco, a pontuação, a agenda, a estrutura dos playoffs e muito mais.
Reserve um tempo para examinar cuidadosamente cada seção.
Um bom draft o colocará em posição de ter uma temporada bem-sucedida, e dedicar tempo para se preparar com antecedência é fundamental. Isso inclui a formulação de estratégias e a impressão de rankings que reflitam o formato de pontuação de sua liga.
Se você não planeja participar de um draft ao vivo, não tem problema. Nosso sistema fará o rascunho automaticamente para você. Ainda assim, você tem a opção de orientar a forma como nosso sistema elaborará sua equipe. Vá para a página da sua equipe e clique em “Edit Autopick Strategy” (Editar estratégia de escolha automática). Aqui, você pode decidir quais posições de jogador gostaria de escolher em quais partes do draft e quantos jogadores em cada posição deseja selecionar no total.
Há a possibilidade de simular um draft, o chamado “mock draft”, que é simplesmente uma “prática”, não vai contar para nada. É uma excelente maneira de se acostumar com o software de seleção da ESPN, certificar-se de que sabe como tudo funciona e testar diferentes estratégias. Por exemplo, isso pode significar escolher um armador na primeira rodada ou escolher um ala na primeira rodada e esperar por um armador até a quarta rodada.
Esses rascunhos de prática também permitem que você veja quais jogadores estão subindo mais do que o esperado e quais estão rotineiramente descendo uma ou duas rodadas (ou mais). Esse é um conhecimento extremamente útil que você pode levar consigo em seu draft real e usar a seu favor, evitando esses jogadores “deslizantes” até as rodadas posteriores, quando você tiver uma boa ideia de que eles ainda estarão disponíveis.
Para obter uma visão geral de como tudo funciona na sala de draft da ESPN, clique neste link.
O dia do draft é o dia mais emocionante da temporada, pois é quando sua equipe passa de um plano para a realidade. É quando você finalmente tem a chance de montar o grupo de jogadores pelos quais torcerá durante toda a temporada. É claro que você sempre pode adicionar e remover jogadores ao longo do ano, mas o draft ainda é a parte mais fundamental do seu elenco e você quer ter certeza de que não perderá seus melhores jogadores. Se você se preparou para o draft lendo sobre jogadores e estratégias e participando de vários mock drafts, você está no caminho do sucesso. Acredite em seus palpites e não olhe para trás.
A temporada está começando, que comece a diversão!
Na maioria das ligas, há pelo menos alguns gerentes que gostam da arte da negociação. Se você é uma dessas pessoas, a negociação será um dos aspectos mais divertidos do fantasy de basquete. Quando bem feita, é uma ótima oportunidade de melhorar seu elenco e, ao mesmo tempo, se desfazer de alguém que talvez não queira ou não precise mais.
Há vários fatores importantes que você deve ter em mente. Você deve analisar o elenco da equipe com a qual está negociando e entender quais jogadores, se houver algum, esse técnico pode estar disposto a abrir mão. Por exemplo, não seria sensato fazer uma oferta de troca por um armador em uma equipe que está lutando contra lesões e com apenas um armador saudável. Além disso, embora você nunca queira enviar sua melhor oferta de troca com sua primeira proposta, tome cuidado para não oferecer muito pouco. Isso pode ser ofensivo para o outro dirigente e pode fazer com que ele não apenas recuse sua oferta, mas também encerre todas as futuras negociações de troca com você.
Além da negociação, há outros fatores a serem considerados durante a temporada, como gerenciar os jogos disputados em ligas roto (formato em que os líderes de cada estatística ganham pontos de acordo com sua classificação com base nos números somados por seus jogadores em quadra), como abordar os playoffs em confronto direto e a melhor forma de trabalhar com o “waiver wire” (algo como “lista de dispensados” em português, que vai permitir que você escolha jogadores que não estão em nenhuma equipe em troca de um que você tope abrir mão).
A cada ano, não importa em que tipo de liga você esteja, você encontrará alguém que causará problemas. Às vezes, é um xingamento no quadro de mensagens ou um valentão provocador. Em outras ocasiões, é um fluxo constante de ofertas de troca absurdas e transações questionáveis. Quer esteja em uma liga hipercompetitiva ou apenas tentando se divertir de forma casual, você deve evitar ser assim ou ter outros em sua liga que se comportem dessa forma.
De modo geral, isso significa apenas seguir a regra de ouro: trate os outros como você gostaria de ser tratado em sua liga.
Divirta-se!