O Everton, atual vice-lanterna da Premier League, anunciou nesta segunda-feira (23) que o Friedkin Group chegou a um acordo com o atual proprietário da equipe, Farhad Moshiri, para comprar 94,1% do clube.
O grupo norte-americano, que é baseado no Texas, é um consórcio de investimentos em diversos setores, como automotivo, entretenimento, hotelaria e esportivas. Ele também é dono da Roma, da Itália.
O acordo pode ser a sinalização do momento de turbulência em Goodison Park, que foi iniciado quando Moshiri iniciou o processo de venda da equipe.
O magnata anglo-iraniano, que já foi acionista do Arsenal, comprou 49,9% do Everton em 2026. Posteriormente, em janeiro de 2022, chegou a 94,1% do controle com uma injeção de 100 milhões de libras.
No ano passado, a 777 Partners, também dos EUA, foi a primeira a se interessar seriamente pelos Toffees, chegando até a anunciar um “princípio de acordo” para comprar a agremiação.
No entanto, as negociações acabaram naufragando, já que não cumpriram uma série de condições impostas pela Premier League.
O Friedkin Group, então, entrou forte nas negociações, chegando a um princípio de acordo com Moshiri em junho deste ano. Um mês depois, todavia, tudo foi cancelado.
Na sequência, surgiu o interesse de John Textor, dono da SAF do Botafogo e já dono do Crystal Palace, para adquirir a equipe de Liverpool.
Nesta segunda, porém, o Friedkin Group e Moshiri anunciaram que “chegaram a um acordo sobre os termos da venda” das ações do empresário, ressaltando que falta apenas a aprovação das autoridades inglesas.
“Estamos muito felizes de ter chegado a um acordo para nos tornarmos donos deste clube icônico do futebol”, disse o grupo norte-americano, em nota.
“Agora, estamos focados em assegurar as aprovações necessárias para completar a transação. Estamos ansiosos para trazer estabilidade ao clube, compartilhando nossa visão para seu futuro, incluindo a finalização do novo estádio do Everton, nas Docas de Bramley-Moore”, complementou.
O Everton escapou por pouco do rebaixamento na temporada passada, principalmente depois de perder pontos após descumprir as regras de fair play financeiro da Premier League.
Nesta temporada, o cenário segue difícil, já que a equipe está na penúltima posição da tabela, com apenas 1 ponto somado em 5 partidas até agora.