IA enxerga o risco de câncer de mama no resultado do exame de sangue comum

“Se chamássemos todas elas para fazer a mamografia, encontraríamos um caso de câncer em cada 500, aproximadamente”, estima Daniella. “No entanto, se eu buscar apenas quem tem alto risco, de acordo com a análise do hemograma baseada em IA, vou achar um caso de câncer em cada 160.”

Atenção: isso não quer dizer que as outras estão dispensadas do exame. “O objetivo é otimizar a sua realização, concentrando os esforços nas mulheres que têm maior probabilidade de estarem doentes”, faz questão de esclarecer o oncologista clínico Pedro Henrique Souza, diretor médico da Huna.

Depois de uma década como um dos coordenadores do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e de um período quase idêntico no Hospital do Amor, em Barretos, no interior paulista, ele conhece bem a diferença que isso pode fazer para o sistema de saúde, organizando as filas, mas príncipalmente para as próprias pacientes: a ferramenta de inteligência artificial provou ser capaz de antecipar em 16 semanas, em média, a descoberta de um câncer. Um tempo precioso para quem precisa vencê-lo.

O que só a IA vê

O hemograma é aquele mesmo de sempre. Aliás, isso é o legal: não é preciso pedir um exame novo, investir mais tempo, somar gastos, complicar a vida. Digo mais: nem é necessário examinar o material que foi coletado um dia. A IA só quer saber do resultado desse exame de sangue, feito em qualquer laboratório do planeta.

Ele, como você sabe, aponta o valor de hematócrito, isto é, a porcentagem de glóbulos vermelhos — ou, se quiser nomes mais bonitos e complicados, hemácias ou eritrócitos. Conta, ainda, qual é o volume corpuscular médio, ou seja, o tamanho dessas células vermelhas e quanta hemoglobina, a molécula transportadora de oxigênio, eles carregam. De quebra, o hemograma completo esmiuça a quantidade de glóbulos brancos, que são células de defesa como os neutrófilos e os linfócitos. E, claro, revela a quantidade de plaquetas, responsáveis pela coagulação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *