Johan Neeskens, membro do Carrossel Holandês, morre aos 73 anos

Johan Neeskens morreu nesta segunda-feira (07) aos 73 anos. O ex-meio-campista foi vice-campeão mundial com a Holanda em 1974 e 1978, sendo parte importante do famoso Carrossel Holandês, como ficou conhecida aquela seleção histórica de 74, que perdeu a final por 2 a 1 para a Alemanha.

Foi dele, inclusive, o gol holandês, abrindo o placar de pênalti aos dois minutos de jogo, antes de tomar a virada. Em 78, o ex-meia também foi titular na decisão contra a Argentina, que acabou com outro vice após derrota por 3 a 1.

Neeskens começou a carreira no Racing Club Heemstede (RHC) e depois foi para o Ajax, onde atuou com Johan Cruyff, de quem também foi companheiro no Barcelona e, claro, na seleção holandesa. A parceria foi tão frequente que Neeskens ganhou o apelido de “Johan Segundo”.

A trajetória do ex-meia nos gramados também teve passagem pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos.

Depois de aposentado, teve passagens como técnico em times na Suíça. Foi auxiliar de Guus Hiddink na seleção da Holanda na Copa de 1998, além de assistente da Austrália na Copa de 2006 e do Barcelona entre 2006 e 2008.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *