Grandes rivais principalmente nos tempos que comandaram Real Madrid e Barcelona, José Mourinho e Guardiola seguem “se estranhando” cerca de dez anos depois.
No último domingo, o técnico espanhol, atual comandante do Manchester City, foi provocado pela torcida do Liverpool, que venceu seu time por 2 a 0 na Premier League. Em tom provocador, ele fez um gesto com os braços enfatizando o número seis, com o número de conquistas nacionais que teve desde que chegou à Inglaterra.
Depois disso, Pep foi questionado sobre esse estilo e comparado ao português. E não pestanejou em alfinetar o rival: “No fim das contas, talvez eu seja uma pessoa similar a José (Mourinho), mas ele ganhou três, eu ganhei seis”, disse, fazendo referência ao que cada um conseguiu na Inglaterra, onde o adversário fez muito sucesso comandando o Chelsea.
E a resposta do “Special One” veio. Famoso por seu estilo sem papas na língua, Mourinho, atualmente no Fenerbahçe, da Turquia, insinuou que Guardiola é “trapaceiro”.
“Guardiola falou alguma coisa para mim ontem. Ele disse que ganhou seis troféus e eu só três (na Premier League). Pelo menos eu ganhei todos de forma limpa. Se não for assim, prefiro não ganhar. Quando eu perco, parabenizo meu adversário porque ele foi melhor do que eu ali. Mas não quero vencer nada fazendo trapaças como ele, tendo 150 acusações de violações.”
A acusação de Mourinho faz referência às investigações abertas pela Premier League contra o Manchester City, que é Investigado por infringir as leis de rentabilidade e sustentabilidade da competição durante quase uma década, justamente no período de crescimento e investimentos feitos pelo City Group.
Apesar da grande rivalidade vivida por eles, principalmente na década passada, essa é a primeira vez que os dois realmente sobem o tom, já que chegaram a trocar elogios entre si em algumas oportunidades, principalmente antes de duelos entre Manchester City e Manchester United, onde foram adversários entre 2016 e 2018.
Ao todo, eles Mourinho e Guardiola se enfrentaram 25 vezes na carreira, e a vantagem é do espanhol, com 11 vitórias, contra sete do português e ainda sete empates.