O que saber sobre possíveis adversários dos brasileiros na Libertadores

Os duelos das fases preliminares da CONMEBOL Libertadores serão sorteados nesta quinta-feira (19), às 12h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+. Neste sorteio, Corinthians e Bahia conhecerão seus caminhos em busca de um lugar na fase de grupos.

Os dois brasileiros estão localizados no pote 1 da segunda fase, ao lado do Boca Juniors. Antes disso, serão sorteados os três jogos da primeira eliminatória prévia. Os classificados desse estágio da competição estarão entre os possíveis adversários da dupla.

Em seguida, os oito duelos da segunda eliminatória prévia serão definidos, assim como o chaveamento da terceira fase, a última antes da fase de grupos.

O ESPN.com.br separou informações de todos os times nas fases prévias da Libertadores, incluindo quando a dupla brasileira pode enfrentá-los nas eliminatórias.

O que você precisa saber sobre os times nas fases prévias da Libertadores:

FASE 1

Alianza Lima

Buscando sua quarta participação seguida na fase de grupos, o Alianza Lima se classificou para a primeira fase como quarto colocado do Campeonato Peruano. O time se destacou nos últimos anos por “zicar” seus adversários. O último time que enfrentou o Alianza e sagrou-se campeão foi o Cruzeiro em 1997. Os atacantes Guerrero e Barcos, ambos com longa história no futebol brasileiro, são os nomes mais famosos de seu elenco.

El Nacional

Pelo terceiro ano seguido, o El Nacional disputará as fases preliminares. Desde 2007, porém, o time equatoriano não alcança a fase de grupos. Sua classificação se deu pelo título da Copa do Equador. A equipe conta em seu elenco com Gabriel Cortez, ex-Botafogo.

Defensor

Eliminado nesta mesma fase em 2024, o Defensor não chega até a fase de grupos desde 2018. A equipe se classificou por ter a segunda melhor campanha na classificação somada do Campeonato Uruguaio.

Nacional-PAR

Vice-campeão em 2014, o Nacional-PAR não chega à fase de grupos desde a histórica campanha que terminou com a derrota para o San Lorenzo na final. O time se classificou por ter sido o segundo colocado na Copa do Paraguai.

Monagas

Tendo apenas duas participações na fase de grupos da Libertadores, o Monagas se classificou para a fase prévia por ter tido a segunda melhor campanha na tabela geral do Campeonato Venezuelano.

Bolívia 4

Uma das últimas vagas indefinidas para a próxima Libertadores é a do Campeonato Boliviano. Na primeira fase, o 6º colocado da campanha geral será o representante. Muito possivelmente, o Blooming será o time classificado nessa posição, por não poder mais ser ultrapassado e ter que tirar 25 gols de saldo para ficar em 5º.

FASE 2

Boca Juniors

Segundo maior campeão do torneio, com seis títulos, o Boca Juniors ficou com a última vaga da Argentina, por ter tido a 5ª melhor campanha na tabela geral. Em 2024, o time ficou de fora da competição e passará por uma renovação em seu elenco, com nomes como Pol Fernández de saída. O meio-campista jogará a Libertadores, mas com a camisa do Fortaleza.

Cerro Porteño

Com os brasileiros Francisco da Costa no comando do ataque e Jean no gol, o Cerro Porteño só se classificou pela sua posição na classificação acumulada do Campeonato Paraguaio. Sua melhor campanha foi a semifinal em 2011.

Barcelona de Guayaquil

Vice-campeão em 1990 e 1998, o Barcelona-EQU disputou a fase de grupos nos últimos dois anos e garantiu seu lugar nas prévias depois de ter a melhor campanha no Campeonato Equatoriano.

Santa Fé

Com o veterano Hugo Rodallega no comando do ataque, o Santa Fe está de volta à Libertadores depois de quatro anos. A equipe, que foi semifinalista em 2013, se classificou por sua posição na classificação geral do Campeonato Colombiano.

Melgar

Eliminado na primeira fase em 2024, o Melgar buscará sua sétima participação na fase de grupos da Libertadores. O time se classificou por ser terceiro colocado no Campeonato Peruano.

Ñublense

Com somente uma participação na história da Libertadores, sendo eliminado na fase de grupos de 2023, o Ñublense chegou ao torneio mais uma vez por ter sido vice-campeão na Copa do Chile.

Deportes Iquique

Outro chileno com poucas participações na Libertadores, o Deportes Iquique está de volta depois de oito anos. O time se classificou por ter sido 3º colocado no Campeonato Chileno e abre o pote 2, podendo enfrentar Corinthians ou Bahia na segunda fase.

Boston River

Pela segunda vez em sua história, o Boston River se classificou para as fases preliminares da Libertadores e busca estrear na fase de grupos. O time teve a terceira melhor campanha geral do Campeonato Uruguaio e também estará no pote 2.

Universidad Central

Estreante na Libertadores, o Universidad Central chegou ao torneio como vice-campeão do Campeonato Venezuelano em 2024 e corre o risco de ser rival de um dos brasileiros ou do Boca Juniors por estar no pote 2.

The Strongest

Definido na última quinta-feira (18), o The Strongest não conseguiu o título do Clausura e ficou com a vaga na segunda fase do país por ter a segunda melhor campanha acumulada. O time chegou nas oitavas em 2024 e estará no pote 2.

Colômbia 4

Da três vagas em aberto do Campeonato Colombiano, dois times já estão classificados: Tolima e Santa Fé. Enquanto o segundo já está confirmado na segunda fase, o primeiro ainda pode se classificar diretamente à fase de grupos se for campeão do Finalización. Nesse caso, o Millonarios será o último representante da segunda fase. Caso perca a decisão para o Atlético Nacional, o Tolima irá para a repescagem, enquanto o time de Medellín estará nos grupos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *