O Brasil segue vivo nas quartas de final do surfe nas Olimpíadas com Gabriel Medina. O tricampeão mundial brilhou na sua bateria nesta segunda-feira (29), desbancou Kanoa Igarashi, que foi seu algoz nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e tirou um 9.90 em uma de suas notas.
Filipe Toledo foi o primeiro brasileiro a entrar na água. Entretanto, seu desempenho não saiu como ele imaginava e viu Reo Inaba, do Japão, marcar 6.00 pontos, enquanto ele só conseguiu somar 2.46 com as suas duas notas e teve que se despedir da competição.
Gabriel Medina entrou mais tarde e foi o grande destaque do dia. Ele surfou uma onda quase perfeita, saiu mostrando a nota 10 com as mãos e recebeu um impressionante 9.90. Ele ainda levou um 7.50 e somou um 17.40. O japonês Kanoa Igarashi ficou longe de ameaçar e marcou apenas 7.04 na nota total.
Em uma bateria extremamente disputada, João Chianca, o Chumbinho, encarou o marroquino Ramzi Boukhiam. O confronto teve bastante alternância entre os líderes e o adversário do brasileiro até chegou a pontuar com 9.70, mas Chianca teve uma soma de notas melhor, com 18.10 contra 17.80, e se classificou para a próxima fase.
O próximo rival de Gabriel Medina será o compatriota João Chianca. Portanto, um brasileiro já está garantido na semifinal da competição, mas isso também implica que um atleta do Brasil será eliminado. O confronto estaria marcado para acontecer nesta terça-feira (30), mas, por conta do mar agitado e a possibilidade da prova feminina ser adiada, as quartas de final podem acontecer nesta segunda-feira.