Uma pesquisa sobre segurança pública apresentada ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e à cúpula da pasta nesta semana revela que 50% dos brasileiros se sentem inseguros na localidade em que vivem. Entre eles, 10% dizem se sentir muito inseguros.
PARA POUCOS
Na metade que afirma se sentir segura, apenas 5% têm uma grande sensação de segurança.
PARA MUITOS
A situação é mais grave nas periferias, em que 61% dizem se sentir inseguros —sendo que 12% afirmam estar muito inseguros.
NOTA BAIXA
Não por acaso, os moradores dessas localidades são os que fazem a pior avaliação sobre a segurança pública no Brasil: 51% dizem que ela é ruim ou péssima, contra 41% da totalidade do país.
ABAIXO AS ARMAS
Apesar do sentimento, a maioria (56%) é contra a liberação do porte de armas no país, com destaque para as mulheres: 67% delas são contra a liberação. E apenas em uma região, a do Centro-Oeste, essa política tem apoio da maioria (54%).
RANKING
Roubos e furtos e tráfico de drogas estão no topo da preocupação dos brasileiros, seguidos de violência contra a mulher. Um dado impressiona: 48% afirmam conhecer de perto casos de violência contra mulheres —25% na própria família, e 23% na família de alguém conhecido.
RANKING 2
Embora os instrumentos do governo federal para atuar na área sejam limitados, 49% dos brasileiros enxergam que é ele o principal responsável por fazer as coisas melhorarem. Apenas 20% acreditam que a missão é dos governos estaduais.
RANKING 3
A pesquisa, feita pelo Ipespe em parceria com o Iree (Instituto para Reforma das Relações Estado e Empresa) e a BRZ Consulting, fez uma radiografia também sobre a avaliação das instituições que atuam na segurança. Os bombeiros receberam as melhores notas de 78% dos brasileiros. A Polícia Federal também está em alta: 63% dão notas elevadas para o trabalho da organização. Na lanterna vêm Polícia Militar, Polícia Ferroviária e Guarda Municipal.
SABE DESSA?
A pesquisa perguntou aos entrevistados também se eles tinham conhecimento dos projetos apresentados pelo governo para a área, por meio da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Segurança.
PONTO POSITIVO
Entre todas as ideias apresentadas, tiveram ampla aprovação o aumento do uso da PF no combate a organizações criminosas (89%), a criação de um sistema unificado de registro de ocorrências, com integração que permitirá o acesso de todas as forças policiais ao histórico criminal de uma pessoa, e a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais por policiais.
PONTO POSITIVO 2
Para 79%, as mudanças propostas pela PEC serão positivas. A maioria (52%) acredita que, a partir da alteração na Constituição, haverá uma melhora geral na área, sendo que 47% entendem que haverá avanços no combate ao crime organizado.
NOITE DE ARTE
O diretor artístico do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, Hélio Menezes, e a diretora-executiva da instituição, Sandra Salles, receberam convidados no coquetel de abertura das comemorações do aniversário de 20 anos do espaço cultural. A artista visual Manauara Clandestina e o superintendente-executivo da Fundação Bienal de São Paulo, Antonio Lessa, compareceram ao evento, realizado na noite de terça-feira (22). Os curadores Thiago de Paula Souza e Rosa Couto, o escritor Oswaldo de Camargo e o advogado Rubens Naves marcaram presença na celebração.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.