Os quatro jogadores do Flamengo que estão com o Uruguai na disputa da Copa América só voltarão ao time carioca após o fim da competição continental. Com a vaga na semifinal, conquistada diante do Brasil, a seleção uruguaia, mesmo que perca para a Colômbia e não vá para a final, disputará o terceiro lugar.
Os meio-campistas Arrascaeta e De La Cruz, o lateral-esquerdo Viña e o lateral-direito Varela são os representantes flamenguistas na Celeste. O duelo pelo terceiro lugar está marcado para o próximo sábado (13), enquanto a final é no domingo (14).
Se o Uruguai tivesse sido eliminado antes, os jogadores já poderiam estar à disposição do Rubro-Negro – foi o caso de Pulgar, do Chile, que caiu na fase de grupos.
O último jogo dos chilenos foi em 29 de junho. O atleta voltou a treinar pela equipe carioca no dia 2 e foi relacionado para o duelo contra o Atlético-MG no dia 3. Ele começou no banco de reservas, mas entrou em campo aos 27 minutos do segundo tempo.
A boa notícia para o clube é que o Flamengo tem apenas mais um jogo até o dia 14: contra o Fortaleza, no Maracanã, na próxima quinta-feira (11), às 20h (de Brasília), pela 16ª rodada do Brasileirão.
Na rodada seguinte, o Rubro-Negro vai poder descansar, já que o duelo contra o Internacional foi adiado. O Colorado estará em campo contra o Rosario Central, da Argentina, pelo primeiro jogo do playoff da CONMEBOL Sul-Americana.
O time flamenguista vai voltar a campo apenas no dia 20, contra o Criciúma, pela 18ª rodada, novamente no Maracanã, às 16h. Os quatro uruguaios já devem estar totalmente à disposição.
A seleção do Uruguai terá pela frente a Colômbia, na semifinal, na próxima quarta-feira (10), às 21h (de Brasília), em Charlotte. A outra semi será disputada entre Argentina e Canadá, na terça, também às 21h, em Nova Jersey.