Nova sensação do tênis brasileiro, João Fonseca venceu o Next Gen, neste domingo (22), ao vencer Learner Tien por 3 sets a 1 (parciais 2/4, 4/3(8), 4/0 e 4/2).
E o ESPN.com.br fez um perfil da nova joia brasileira no esporte. Nascido no Rio de Janeiro, o tenista de 18 anos entrou na competição como número 145 do ranking da ATP.
Antes do Next Gen, também neste ano 2024, o brasileiro foi campeão do Challenger de Lexington. Além disso, chegou às quartas no ATP 500 do Rio de Janeiro e no ATP 250 de Bucareste, na Romênia.
João Fonseca também tem um feito histórico. Se tornou o primeiro tenista nascido em 2006 a vencer uma partida no circuito da ATP, a elite do tênis.
Campeão do US Open juvenil ano passado, o brasileiro voltou a enfrentar e castigar o americano Learner Tien, justamente o rival que venceu na final do último Grand Slam de 2023, em Nova York.
O crescimento de João é algo meteórico no mundo do tênis. Ele deu um salto de 585 posições no ranking mundial, contando um período entre janeiro e dezembro de 2024.
Fã de Rafael Nadal
Durante a vitória de virada para cima de Jakub Mensik, que o levou à semifinal do Net Gen ATP Finals, João Fonseca destacou a resiliência que teve para vencer por 3 a 2.
Segundo ele, um encontro com o ídolo Rafael Nadal o trouxe forças para o momento delicado na partida.
“Eu acho que no tênis e em qualquer esporte você tem que pensar no hoje, não no amanhã. Eu já estava classificado para as semis, mas eu não poderia não dar os 100% em um jogo com cinco sets. Eu fiz o meu melhor. E acho que… eu encontrei o Rafael Nadal hoje, então estou um pouco inspirado por ele”, iniciou o atleta, que detalhou um pouco da conversa que teve com o espanhol que se despediu recentemente do tênis como um dos maiores da história.
“Na verdade eu estava com o Alex (Michelsen) e Jakub (Mensik), e ele (Nadal) falou um pouco sobre a sua experiência, sobre o mental, o jeito que ele lida com isso, o trabalho duro, foi muito legal, ele me inspirou hoje.”