Saiba quantos mata-matas Marta perdeu desde a estreia na seleção

A expulsão contra a Espanha no último jogo da fase de grupos do futebol feminino das Olimpíadas de Paris causará algo inédito à seleção: uma partida de mata-mata sem Marta.

Desde que a camisa 10 estreou em 2002, o Brasil disputou seis Olimpíadas (de 2004 até a edição atual) e seis Copas do Mundo (de 2003 a 2023). Nas 11 competições, a Rainha atuou em TODAS as 18 partidas eliminatórias – a exceção foi o último Mundial, em que a seleção parou na fase de grupos.

E exatamente em Paris, onde se despede dos Jogos, Marta vai ficar de fora das quartas contra a França, no próximo sábado, em Nantes.

A Rainha tem na carreira duas medalhas de prata em Olimpíadas (2004 e 2008), além de um vice-campeonato mundial (2007). Aos 38 anos, completou 201 jogos com a camisa canarinho e vinha de ótimas atuações em Paris, até levar o cartão vermelho ainda na etapa inicial.

Athenea del Castillo, autora do primeiro gol, revelou que Marta foi ao vestiário espanhol pedir desculpas a Olga Carmona e todas as jogadoras.

As atletas da seleção brasileira sabem da dificuldade em atuar sem a sua maior referência, mas tiveram um ‘gostinho’ no segundo tempo contra a Espanha e suportaram a pressão por boa parte dos mais de 60 minutos.

“A expulsão da Marta não tirou a nossa concentração. Mas é muito difícil correr com uma a menos. A gente se superou, mas não conseguimos o resultado”, disse a lateral Yasmin.

“A Rainha só tem uma, mas somos um elenco qualificado. Independentemente do que acontecer, com ou sem ela, a gente sabe que pode chegar”, falou a meia Duda Sampaio.

O técnico Arthur Elias elogiou a atitude das jogadoras sem a Rainha e espera pelo retorno da capitã à semifinal. Para isso, precisará passar pela anfitriã França.

“As coisas nunca são por acaso. Ela passaram pela experiência de jogarem sem Marta, comprometidas, organizadas e focadas até o final. Com certeza, quem jogou hoje cresceu na carreira e na experiência. Vamos trabalhar para avançar para a semi para ter a Marta de volta”, afirmou o treinador.

Competições e jogos de mata-mata que Marta disputou:

COPA DO MUNDO

  • 2003 – quartas – 1

  • 2007 – final – 3

  • 2011 – quartas – 1

  • 2015 – oitavas – 1

  • 2019 – oitavas – 1

  • 2023 – fase de grupos

OLIMPÍADAS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *