O que define um bom jogo de basquete? Alta pontuação? Jogadas plásticas, que levantam a torcida? Por quê não considerar uma boa defesa? Ou duas?
Oklahoma City Thunder e Houston Rockets protagonizaram um duelo defensivo feroz em Las Vegas pela semifinal da NBA Cup. São duas das poucas equipes em que praticamente todos os atletas são bons defensores, jogando na intensidade máxima, visando uma vaga na final. No final, prevaleceu quem tem um elenco em um estágio de desenvolvimento maior: o Thunder fará a final contra os Bucks, após vencer os Rockets por 111 x 96.
Logo nos primeiros minutos as equipes mostraram porquê são duas das melhores defesas da temporada. A marcação intensa deu o tom do início, forçando vários erros de ambos os lados, deixando o placar baixo. Com especialistas defensivos em todas as posições, os dois times trocaram a todo momento. Nem mesmo Shai Gilgeous-Alexander, um dos cestinhas da temporada, conseguiu pontuar.
Boa parte das conversões aconteceu por jogadores coadjuvantes, como Hartenstein e Kenrich Williams, para OKC, e Amen Thompson, para Houston. Mas aos poucos o número de faltas começou a subir e forçar uma marcação mais cautelosa nas jogadas do fim do segundo período.
Os Rockets voltaram do intervalo com três bolas do perímetro em sequência. O Thunder logo respondeu com uma corrida de 11 x 0, retomando a liderança, mantida até o final do período. Dort calibrou a mão nos chutes de longe, aumentando o espaçamento ofensivo do time. Com mais facilidade e lucidez na organização das posses, Shai começou a tomar conta do jogo. Cavando faltas de vários marcadores, que ficaram ainda mais pendurados, logo chegou aos 30 pontos na partida.
Precisando reverter a vantagem, Houston tentou forçar chutes longos, mas sem sucesso. Melhor para o Thunder, segue em Las Vegas e jogará a final da NBA Cup: 111 x 96.
Próximos jogos:
O Thunder volta à quadra na terça-feira (17), na final da NBA Cup, contra o Milwaukee Bucks, às 22h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+. Já os Rockets aguardam a definição da tabela pela NBA.
Estatísticas:
-
Shai Gilgeous-Alexander: 32 pontos, 8 rebotes, 6 assistências e 5 roubos;
-
Isaiah Hartenstein: 21 pontos e 8 rebotes;
-
Jalen Williams: 20 pontos, 5 rebotes e 5 assistências;
-
Luguentz Dort: 19 pontos, 9 rebotes e 3 roubos;
-
Amen Thompson: 19 pontos, 7 rebotes e 3 roubos;
-
Jabari Smith Jr.: 14 pontos, 6 rebotes e 3 assistências;
-
Dillon Brooks: 14 pontos e 5 rebotes;
-
Alperen Sengun: 13 pontos e 11 rebotes;