Uma taça de vinho por dia aumenta risco de câncer de mama, mostra estudo

No entanto, há um fator de risco que, muitas vezes, não recebe a mesma atenção: o consumo de álcool.

Estudos sugerem que, enquanto a terapia de reposição hormonal pode aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama, o consumo regular de álcool pode ser um fator de risco ainda mais significativo e frequentemente ignorado.

Segundo os autores do estudo Women’s Health Initiative, realizado nos EUA há mais de 20 anos, o aumento de risco com a reposição era “muito pequeno”: menos de 0,1% ao ano. Mas a divulgação causou pânico e desinformação sobre a reposição hormonal, que duram até hoje entre mulheres, mas também entre médicos

Já consumir até uma taça de vinho por dia, por exemplo, pode aumentar o risco de câncer de mama em cerca de 7% a 10%, segundo a American Cancer Society.

E beber mais de uma taça pode elevar esse risco ainda mais. Mulheres que bebem uma dose de álcool por dia (definido como consumo moderado) têm um aumento de 7% a 10% no risco em comparação com as que não bebem, enquanto aquelas que consomem de 2 a 3 doses por dia têm cerca de 20% a mais de risco (uma dose é definida como 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho e 45 ml de destilados).

Mesmo mulheres que consomem uma dose ou menos por dia têm um aumento de 5% no risco de câncer de mama em comparação com as que não bebem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *