Vini Jr, Bellingham, Rodri, Messi: quem vencerá a Bola de Ouro?

A temporada de futebol se encerrou após a disputa das copas continentais por seleções. Diante desse cenário, é a hora perfeita para analisar tudo que os jogadores fizeram no ano para, no futuro, definir quem foi o Bola de Ouro, prêmio entregue pela revista France Football ao principal nome da temporada.

Não existe uma opinião unânime sobre quem foi o grande destaque deste período. Vários nomes foram ventilados como possíveis vencedores, desde Vinícius Jr, Rodri, Bellingham e até mesmo Lionel Messi.

Entre os diversos critérios para selecionar o “melhor de todos”, a Eurocopa e a Copa América devem ter grande peso e chegam para embaralhar todas as cartas.

Então, com todos os jogos disputados, fica a dúvida: quem vai ganhar o prêmio individual mais prestigiado do futebol? E quem deve ganhá-lo?

Primeiro de tudo: Messi pode ganhar a Bola de Ouro de 2024?

O problema em prever o ganhador da Bola de Ouro é que Messi e Cristiano Ronaldo estragaram todos os fatores de previsão. Desde 2008, o português ganhou o prêmio cinco vezes, e argentino em oito oportunidades. Isso significa que um dos dois ganhou a honraria em 13 dos últimos 15 anos.

Depois de analisar números, fazer algumas regressões e mais, é possível chegar à conclusão que o maior fator que influência se alguém merece ou não a Bola de Ouro é se seu nome é Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi.

Mas é claro que é improvável que um deles vença este ano. Quer dizer: para Ronaldo, que passou em branco na Euro apesar de ser titular em todos os jogos de Portugal, não há a menor chance. Com Messi, existe uma leve possibilidade.

No prêmio, a votação é formada por 100 jornalistas representantes de cada país que ocupa os 100 primeiros lugares do ranking da Fifa. Eles recebem uma lista elaborada pela France Football com 30 nomes e precisam ranquear os cinco primeiros. O líder recebe seis pontos; o 2º lugar, quatro; o 3º, três; o 4º, dois pontos; e o 5º, apenas um. Quem pontuar mais, é o grande vencedor.

Messi é, de longe, o jogador de futebol mais popular do planeta na disputa pela Bola de Ouro deste ano, e seu time acabou de ganhar a Copa América pela segunda vez seguida. Nessa perspectiva, além de ser tão famoso quanto o papa, o craque é o atual vencedor da Bola de Ouro e capitão do time que é, indiscutivelmente, o mais vencedor dos últimos anos.

Realmente seria uma surpresa que isso atraísse votos a ponto de premiar Messi? Não penso que isso acontecerá, mas, como não há um vencedor tão claro, consigo enxergar um mundo em que os vários candidatos principais dividem os votos e, de alguma forma, Messi garanta pontos suficientes para estabelecer o 9º troféu.

Então, quem ganhará a Bola de Ouro de 2024?

Mesmo com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi afetando a facilidade de se detectar um verdadeiro Bola de Ouro, existe uma tendência de impulso para o prêmio: jogadores em seleções nacionais vencedoras.

Em 2008, Ronaldo e Messi estavam entre os dois primeiros, mas os três jogadores seguintes (Fernando Torres, Iker Casillas e Xavi) eram todos membros da Espanha que venceu a Eurocopa. Em 2010, Messi ganhou o prêmio, mas Iniesta e Xavi, campeões da Copa do Mundo, completaram o pódio. Em 2012, Messi venceu mais uma vez, Ronaldo terminou em segundo, mas Xavi, Iniesta e Casillas novamente terminaram entre os seis primeiros após o bi espanhol na Euro.

Em 2014, Ronaldo venceu, Messi terminou em segundo, mas o goleiro campeão da Copa do Mundo Manuel Neuer terminou em terceiro. Em 2016, Portugal venceu a Eurocopa e Cristiano Ronaldo ganhou a Bola de Ouro. No ano de 2018, Modric quebrou o duopólio Messi-Ronaldo principalmente por causa da performance da Croácia até a final da Copa do Mundo, combinada com o título da Liga dos Campeões do Real Madrid.

Em 2021, Messi superou Robert Lewandowski na corrida pelo prêmio depois de conquistar a Copa América, e ainda teve Jorginho, campeão da Euro, para fechar o pódio. Por fim, na última edição, Messi foi impulsionado para a Bola de Ouro depois de conquistar o Mundial com a Argentina.

Isso tudo aponta que grandes performances na Eurocopa ou na Copa América podem ser um fator decisivo. E, como adicional, se houver algum jogador de destaque pela Espanha ou Argentina que também atue pelo Real Madrid, então ele poderia ser o favorito para este prêmio.

Nenhum argentino joga pelo time merengue, enquanto os únicos membros do time espanhol vencedor da Eurocopa de Madri são Joselu, Nacho Fernández e Dani Carvajal. Desses, apenas o lateral Carvajal possui remota chance. Além de vencer duas competições difíceis, teve papel importante ao marcar o primeiro gol da final da Champions e conseguiu fazer uma boa Euro pela Espanha

Os favoritos dos apostadores para o prêmio, no entanto, são Vinícius Jr., Jude Bellingham e Rodri.

Vini entrou no verão como favorito após liderar o Real Madrid para uma dobradinha em LALIGA e Champions League. Contudo, o grande favoritismo pode ter se perdido após receber uma suspensão na Copa América, que impossibilitou o jogador de ajudar o Brasil na eliminação diante do Uruguai.

Bellingham era o favorito no meio da temporada passada, quando ele aparentemente marcava a cada toque que dava. Entretanto, ele “esfriou” na segunda metade da temporada e foi irregular na Euro. Mesmo assim, ter chegado até a final da Euro e o gol de bicicleta nos acréscimo, nas oitavas da competição, devem lhe render pontos extras.

Por fim, temos Rodri. O Manchester City “só” ganhou um troféu nesta temporada, a Premier League. Como ganhou a Euro, é unanimidade na posição e saiu como melhor jogador do torneio continental, virou candidato forte na disputa. Mas qual o maior impedimento? É que o volante de Pep Guardiola simplesmente não é famoso. Vini tem mais de 9 milhões de seguidores no X. Bellingham superou a marca dos 2 milhões. E Rodri? Bem, ele nem tem uma conta na rede social…

Quem deve ganhar a Bola de Ouro?

No passado, um dos critérios de votação para o prêmio era a carreira do jogador, ou seja, as temporadas anteriores também deveriam ter valer na votação. Isso ajuda a explicar a perpetuação de Messi e Ronaldo na premiação, e talvez até a vitória de Modric em 2018.

Entretanto, em 2021, a France Football removeu essa parte do critério do processo de votação. Em vez disso, os critérios são, em ordem de importância: desempenho individual, depois rendimento da equipe e, por último, fair play.

Com base nos dois primeiros critérios, Rodri seria minha escolha para ganhar tudo. Ele é peça vital no Manchester City, a meu ver o melhor time do mundo, e também o principal jogador da melhor seleção da Europa. A escolha, por isso, é bem simples.

Ele é um grande recuperador de bolas. Imparável pelo alto. Um excelente carregador de bola. Nunca perde a posse. E ainda marca um punhado de gols. A maioria das estrelas sabe fazer uma ou duas coisas dessa lista, mas Rodri consegue ser bom em tudo. Há uma série de aspectos de jogo para um meio-campista que é difícil enumerar, mas, com Rodri, fica fácil identificar.

Desde a temporada 2017/18, nas cinco grandes ligas da Europa, há um jogador que marcou pelo menos oito gols, registrou ao menos nove assistências, completou 300 passes progressivos ou mais e fez no mínimo 90 roubadas e interceptações. Esse foi Rodri, no ano passado.

Não há outro jogador no mundo que seja tão bom em todos os aspectos do futebol quanto Rodri e que também claramente conduz o desempenho da equipe no mesmo grau que ele. Desde o início do ano passado, pelo clube e pelo país, Rodri ganhou oito troféus no total e perdeu quatro partidas no total. Na minha opinião, ele é o melhor jogador do mundo e, com a Espanha vencendo a Euro, ele também teve a grande conquista que os eleitores tendem a procurar.

Por isso, deem a Bola de Ouro a ele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *